Hospital do Tricentenário tem realizado mudanças em sua maternidade em favor das gestantes.

 

Em meio aos tempos de crise que todo o País atravessa, a maternidade do Hospital do Tricentenário, em Olinda, tem ganhado grande destaque quando o assunto é excelência de atendimento, humanização no parto e investimento em um melhor acolhimento às gestantes, bebês e seus acompanhantes. Nos últimos 10 anos, a Unidade passou a ofertar diversos benefícios à parturiente, elevando o índice de aceitação e, atualmente, registrando uma média de 450 procedimentos obstétricos por mês. Prova disso, o HTRI passou a fazer parte da Rede Cegonha, que é uma estratégia do Ministério da Saúde que tem como objetivo estabelecer uma rede de cuidados, para assegurar às mulheres a atenção humanizada na gravidez, no parto e no puerpério.

Ofertando boas práticas na hora do parto e nascimento, o Tricentenário não realiza procedimentos ultrapassados, mas sim um trabalho humanizado envolto por enfermeiras obstetras, que estão junto às gestantes, desde o pré-parto, onde começam a trabalhar manobras que aliviam a dor. E por falar em alívio, o centro obstétrico foi equipado por camas de PPP (pré–parto, parto e puerpério), que mudam de posição para horizontal ou até mesmo sentada, visando total conforto para a mulher na hora do parto. Com um trabalho intenso de toda a equipe, é possível realizar um parto saudável, sem a utilização de técnicas farmacológicas para alívio da dor.

Recentemente, a Secretaria de Saúde de Olinda firmou uma parceria com o HTRI para dar força à campanha “Nascer Olinda”, que visa incentivar às moradoras do município a parirem na Unidade, visto que hoje 70% dos nascimentos registrados são de grávidas de outros municípios.

 

O nascimento representa o princípio de tudo

                A assistência às puérperas continua ao longo dos primeiros dias de vida do bebê, que já saem do Hospital do Tricentenário vacinados (Hepatite B e BCG), além do encaminhamento para a triagem neonatal, que conta com os exames do olhinho, pezinho, orelhinha e coraçãozinho, que serão realizados na própria unidade, em data e horários definidos.

A realização dos exames neonatais são fundamentais para a saúde do bebê, permitindo um diagnóstico prévio de doenças. Com isso, é possível indicar com antecedência os tratamentos adequados, diminuindo, ou, até mesmo, eliminando sequelas.

O Hospital do Tricentenário é uma instituição filantrópica, contratualizada com município de Olinda para a prestação de serviços de saúde e atendimento 100% SUS (Sistema Único de Saúde). Hoje, o HTRI conta com leitos obstétricos, atendendo 24h a casos de baixa e média complexidade.