Desde 1992, a primeira semana de agosto é dedicada, em mais de 150 países, para comemorar a Semana Mundial de Amamentação (SMAM), que acontece através de iniciativa da Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno. A campanha é importante por se tratar de uma mobilização social que visa contribuir na conscientização da população e profissionais de saúde sobre a importância do aleitamento materno para a saúde da mãe e do bebê, além de todos os benefícios que traz para a sociedade e País. Dados compravam que a SMAM tem contribuído para o redução das taxas de mortalidade infantil, com a consequente melhoria da saúde dessa população. Em decorrência disso, a campanha ganhou ainda mais força, e, desde 2017, todo o mês de agosto passou a ser voltado para o aleitamento materno, sendo nomeado de “Agosto Dourado”.

Com o objetivo de incentivar a campanha e levar mais conhecimento à população, o Hospital do Tricentenário, em Olinda, vai realizar, nos próximos dias 09 e 10, diversas ações em apoio ao ato, recebendo profissionais de saúde, gestantes, puérperas e familiares, onde, de maneira informativa, vai oferecer dois dias de rodas de conversas, com orientações sobre aleitamento materno, cuidados com o recém-nascido, cuidados com a mama, além de tirar dúvidas dos participantes. Na sexta-feira (10), ainda será realizado um momento de louvor na Capela do HTRI, recebendo as gestantes do município.

Hoje, o Hospital do Tricentenário realiza cerca de 350 partos por mês, sendo referência em atendimento obstétrico de baixo risco no Estado, recebendo mulheres de Olinda e municípios vizinhos.