No próximo dia 12 de novembro, o Hospital do Tricentenário, localizado no Bairro Novo, em Olinda, vai entregar a reforma de 17 leitos de enfermaria, responsáveis por abrigar pacientes crônicos e de clínica médica. A nova enfermaria, que vai receber o nome de Enfermaria Ir. Dilecta Francisca da Silva, –  em homenagem a uma das freiras de caridade da Província da Santa Cruz da Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, entidade mantenedora do HTRI – contou com um investimento total de R$253 mil, sendo R$230 mil provenientes da emenda parlamentar cedida pelo Deputado Estadual Henrique Queiroz, além de 10% de contrapartida do próprio Hospital, passando a contar com novos equipamentos e modernização do atendimento.

Um ato solene vai acontecer na próxima segunda-feira (12), a partir das 16h, no Tricentenário. Recebendo gestores da Unidade e figuras políticas, como o próprio Deputado Henrique Queiroz, além de funcionários e convidados. Hoje, o Hospital do Tricentenário conta com um total 198 leitos de enfermaria, garantindo maior assistência à saúde e desafogando outras unidades de saúde, a exemplo do Hospital da Restauração.

 

Sobre a Irmã Dilecta Francisca da Silva

Nascida em 1924, na Bahia, como Celina Francisca da Silva, entrou para a Congregação em 1941 e, desde então, dedicou sua vida para os trabalhos de caridade. Passou por diversos Estados, formando-se como auxiliar de enfermagem, em 1963, em Sergipe. Durante o seu trabalho na Congregação, atuou com a Irmã Dulce, no Hospital Santo Antônio, em Salvador. Chegou ao Hospital do Tricentenário em 1988, onde trabalhou como coordenadora de enfermagem até o ano de 1996, na ala de pacientes internos através do INSS. Sempre servindo aos mais pobres. “Nesta época foi possível observar sua dedicação carinhosa aos doentes, procurando sempre adquirir o melhor para aliviar as dores e enfermidades”, afirma a Irmã Lucimar Pereira, hoje, responsável por dar assistência e cuidado a Irmão Dilecta, em Sergipe.