O Hospital do Tricentenário (HTRI), em Olinda, realizou uma ação de incentivo à higienização das mãos, com foco no Dia Mundial de Higienização das Mãos. A ação foi realizada através da parceria entre a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), e voltada para os profissionais da Unidade.

A escolha da dinâmica visou uma abordagem mais assertiva, com intuito de assegurar maior eficiência e efetividade na prática da higiene das mãos.
O público alvo dessa atividade foram todos os profissionais da instituição, com interesse e disponibilidade em participar.

A intervenção educativa no HTRI foi a utilização de uma câmara escura com luz negra. A dinâmica consistia nos seguintes passos:

1. De maneira bem objetiva, foi explicado ao público como seria a prática.
2. O profissional recebeu o gel fluorescente nas mãos e passou por toda extensão das mãos e punhos.
3. As mãos foram inseridas na caixa com luz negra, que, para surpresa dos participantes, as mãos que até então estavam aparentemente “limpas”, tomaram aparência “suja”, por causa do gel que se tornou fluorescente na presença da luz negra.
4. Os participantes foram orientados a higienizar as mãos com água e sabão, como de costume, enxugá-las e retornar para câmara escura.
5. Nesse momento, foi realizada em conjunto uma análise da aparência das mãos, o ideal é que não houvesse mais pontos fluorescentes, o que indicaria uma higienização das mãos efetiva.

A experiência foi enriquecedora, pois os profissionais puderam realizar uma autoanálise e, conforme identificavam suas falhas no processo, recebiam orientações sobre como tornar essa prática mais eficiente e, assim, contribuir efetivamente para o controle de infecções e tornar a assistência ao paciente mais segura.