O Hospital do Tricentenário (HTRI), em Olinda, anuncia mais um grande passo no cuidado aos seus pacientes. A partir da próxima segunda-feira (18), a Unidade passa a contar com o serviço de odontologia hospitalar, voltada para o atendimento de todos os pacientes internados nos seus mais de duzentos leitos, entre UTIs, pediatria, psiquiatria, crônicos e também os chamados “moradores”, que são os pacientes que estão internados há alguns anos, muitas vezes por falta de identificação e consequente ausência de familiares.

Com a novidade, será possível desenvolver um tratamento contínuo dentro do HTRI, realizando a prevenção, tratamento e recuperação odontológica. “É um trabalho que vai buscar resgatar e devolver a cidadania e qualidade de vida dessas pessoas, visto que é um grupo que apresenta uma grande carga de doenças orais”, complementa Roseli Nascimento, coordenadora de odontologia do HTRI. Para dar início ao serviço, o Hospital do Tricentenário já iniciou com os treinamentos e capacitações in loco voltados para a sua equipe multiprofissional, que, agora, passa a contar também com uma equipe de saúde bucal, composta por um dentista, um auxiliar de saúde bucal e um coordenador de odontologia, e que, posteriormente, terá esse quantitativo de colaboradores ampliado. “São profissionais que entram no time de atendimento de forma efetiva, complementando a equipe multi. Alguns treinamentos já foram realizados, principalmente com os técnicos de enfermagem, que já realizam o acompanhamento em alguns setores, mas passam a realizar a higiene oral e acompanhamento de cada um dos pacientes, em todos os setores, de forma melhorada e eficaz”, aponta Roseli.

A odontologia hospitalar contínua está sendo implantada no Hospital do Tricentenário através de iniciativa própria, com o apoio e incentivo de alguns parceiros, como a Coordenação Estadual de Saúde Bucal, a Colgate, a Associação Brasileira de Odontologia, o Conselho Regional de Odontologia e a distribuidora SDI. Atualmente, o HTRI já oferece o serviço odontológico emergencial, que funciona 24h, todos os dias.