"RELATÓRIO" "GERENCIAL" "" "" "DOM FRANCISCO DE MESQUITA FILHO" "UPAE AFOGADOS DA INGAZEIRA" "(CG N° 007/2014)" "" "" "" "" "AGOSTO/2025" "" "" "" "" "Rua Antonio Alves dos Santos, s/º, Centro, Afogados da Ingazeira/PE" "Organização Social de Saúde Hospital do Tricentenário" "Núcleo de Gestão Compartilhada" " Gil Mendonça Brasileiro" "Superintendente Geral" "ISABEL CRISTINA DOS" "SANTOS SILVA" "COORDENAÇÃO GERAL" "OSS Hospital do Tricentenário" "Unidade – UPAE Af. da Ingazeira" "Matrícula – 15860" "" "" "" "" "Isabel Cristina dos Santos Silva" "Coordenadora Geral" "" "JOSÉ EDSON DE SOUSA" "COORDENADOR MÉDICO" "OSS Hospital do Tricentenário" "Unidade – UPAE Af. da Ingazeira" "Matrícula – 22161" "" "" "" "" "José Edson de Souza" "Coordenador Médico" "WILMA PONTES SABINO" "DE ARAÚJO" "COORDENAÇÃO ADM E FINANCEIRA" "OSS Hospital do Tricentenário" "Unidade – UPAE Af. da Ingazeira" "Matrícula – 4551" "" "" "" "" "Wilma Pontes Sabino de Araújo" "Coordenador Administrativo Financeira" "ALLANY MICHELLY DA" "SILVA MORAES VIANA" "COORDENAÇÃO DE ENFERMAGEM" "OSS Hospital do Tricentenário" "Unidade – UPAE Af. da Ingazeira" "Matrícula – 4514" "" "" "" "" "Allany Michelly da Silva Moraes Viana" "Coordenadora de Enfermagem" "" "" "" "" "Rua Antonio Alves dos Santos, s/º, Centro, Afogados da Ingazeira/PE" "Organização Social de Saúde Hospital do Tricentenário" "Núcleo de Gestão Compartilhada" " SUMÁRIO" "1. APRESENTAÇÃO…................................................................................................................... 4" "2. QUADRO RESUMO DOS RESULTADOS ALCANÇADOS VALORADOS…..........................................5" "3. INDICADORES DE PRODUÇÃO/QUANTIDADE…........................................................................6" "3.1. Realização de Consultas Médicas....................................................................................6" "3.2. Realização de Consultas Não Médicas.............................................................................6" "3.3. Sessões de Reabilitações................................................................................................6" "4. INDICADORES DE QUALIDADE…............................................................................................... 7" "4.1. Satisfação do Usuário..................................................................................................... 7" "4.2. Taxa de Resolução de Queixas Recebidas.......................................................................7" "4.3. Análise Atividade: Controle de Origem de Paciente.........................................................7" "4.4. Análise Atividade: Gerenciamento Clínico........................................................................8" "4.5. Indicadores de qualidade com monitoramento e acompanhamento, mas sem" "valoração financeira:.................................................................................................................... 8" "4.5.1. Entrega do Relatório de Prestação de Contas Mensal...................................................8" "4.5.2. Informação e Transparência.......................................................................................9" "4.5.3. Projeto Boa Visão.......................................................................................................9" "4.5.4. Programas: Pé Diabético, Bexiga Neurogênica, Pacientes Pós-covid-19 e" "Pacientes Ostomizados................................................................................................................ 9" "4.5.5. Serviços de Apoio Diagnóstico e Terapêutico – SADT........................................... 9" "5. CONSIDERAÇÕES FINAIS...................................................................................................... 10" "" "" "" "" "Rua Antonio Alves dos Santos, s/º, Centro, Afogados da Ingazeira/PE" "Organização Social de Saúde Hospital do Tricentenário" "Núcleo de Gestão Compartilhada" " 1. APRESENTAÇÃO" "" "" "O presente relatório consolida as atividades executadas pela Unidade" "Pernambucana de Atenção Especializada – UPAE Dom Francisco de Mesquita filho" "durante o mês de maIO de 2025, no âmbito do Contrato de Gestão n° 007/2014," "celebrado entre o Estado de Pernambuco e a Organização Social de Saúde Hospital do" "Tricentenário." "" "" "A UPAE DOM FRANCISCO DE MESQUITA FILHO, localizada em Afogados da" "Ingazeira, oferece atendimento de 7h às 17 horas, com especialidades em Angiologia," "Cardiologia, Dermatologia, Endocrinologia, Gastroenterologia, Ginecologia," "Mastologia, Nefrologia, Neurologia, Oftalmologia, Otorrinolaringologia," "Reumatologia e Urologia, além de serviços não médicos, exames e reabilitação." "" "" "A missão da UPAE é ""Ser um Hospital de referência para prevenção, diagnóstico," "terapêutica e reabilitação da saúde, através de equipe multiprofissional, proporcionando" "conforto, bem-estar, credibilidade e segurança aos usuários internos e externos"". Sua" "principal finalidade é garantir assistência à saúde universal e igualitária, promovendo a" "proteção e recuperação da saúde." "" "" "" "" "Rua Antonio Alves dos Santos, s/º, Centro, Afogados da Ingazeira/PE" "Organização Social de Saúde Hospital do Tricentenário" "Núcleo de Gestão Compartilhada" " 2. QUADRO RESUMO DOS RESULTADOS ALCANÇADOS VALORADOS" "INDICADORES DE PRODUÇÃO/QUANTIDADE" "" "META PRODUÇÃO PERCENTUAL DE" "INDICADOR ESPECIFICAÇÃO" "MENSAL ALCANÇADA DESEMPENHO" "" "Realização de" "Total de atendimento médico 1.985 1.819 (91,64%)" "Consultas Médicas" "" "Realização de" "Consultas Não Total de atendimento não 300 618" "(206%)" "Médicas médicas" "" "Total de Reabilitação" "Sessões de 422" "(Fisioterapia, Fonoaudiologia e 300 (140,66%)" "Reabilitações" "Terapia Ocupacional)" "" "" "" "INDICADORES DE QUALIDADE" "" "RESULTADO PERCENTUAL DE" "INDICADOR ESPECIFICAÇÃO META MENSAL" "ALCANÇADO DESEMPENHO" "" "Medir a satisfação do Realizar pesquisa de" "Satisfação usuário atendido pela satisfação, com o mínimo de" "2.022 70,72%" "do unidade e seus 10% do total de usuários" "Usuário acompanhantes atendidos." "" "Aferir a taxa de" "Resolução, de no mínimo," "Taxa de Resolução resolutividade das queixas" "80% das queixas internas" "de Queixas prestadas pelos usuários 0 100%" "recebidas no período em" "Recebidas da unidade e seus" "análise" "acompanhantes." "" "" "Envio do relatório com as" "Avaliar a existência de uma informações pertinentes ao" "sistematização do processo indicador, assim como o" "Controle de Origem RELATÓRIO" "de identificação de origem detalhamento das 1.099" "do Paciente ENTREGUE" "de pacientes referenciados dificuldades encontradas" "a UPAE para identificação da origem" "do paciente." "" "Relatório" "Perda Primária Entrega de Relatório 8,67%" "Entregue" "" "Gerenciamento Relatório" "Taxa de Absenteísmo Entrega de Relatório 2,31%" "Clínico Entregue" "" "Relatório" "Índice de Retorno Entrega de Relatório 0,53" "Entregue" "" "" "" "" "Rua Antonio Alves dos Santos, s/º, Centro, Afogados da Ingazeira/PE" "Organização Social de Saúde Hospital do Tricentenário" "Núcleo de Gestão Compartilhada" " 3. INDICADORES DE PRODUÇÃO/QUANTIDADE" "" "3.1. Realização de Consultas Médicas" "O indicador de Realização de Consultas Médicas reflete a quantidade de" "consultas médicas ambulatoriais realizadas pela unidade, mês a mês, nas" "especialidades previstas contratualmente, com fontes de verificação o SIMAS e o" "SIA/SUS." "Em relação a essa meta contratual, a unidade UPAE Afogados da Ingazeira" "obteve o seguinte resultado para o mês em análise:" "" "INDICADOR META PRODUÇÃO % ALCANÇADO" "" "" "Número de consultas médicas ambulatoriais 1.985 1.819 91,64%" "" "" "" "" "3.2. Realização de Consultas Não Médicas" "O indicador de Realização de Consultas Não Médicas reflete a quantidade de" "consultas não médicas ambulatoriais realizadas pela unidade, mês a mês, nas" "especialidades previstas contratuais." "Para este indicador, a UPAE AFOGADOS DA INGAZEIRA possui uma meta de" "300 consultas/mês, medido através da quantidade de pacientes atendidos, tendo" "como fonte o SIMAS e SIA/SUS. No mês de referência a Unidade apresentou a seguinte" "produção:" "" "INDICADOR META PRODUÇÃO % ALCANÇADO" "" "Realização de Consultas Não 300 618 206%" "Médicas" "" "3.3. Sessões de Reabilitações" "A análise da atividade é através de indicador Número de Sessões de" "Reabilitações." "A meta estabelecida para a UPAE Afogados da Ingazeira é de 300" "atendimentos/mês, e tem como fonte de verificação o SIMAS e o SIA/SUS. Os" "resultados obtidos foram:" "" "INDICADOR META PRODUÇÃO % ALCANÇADO" "" "" "Atendimento de Sessões de Reabilitações 300 422 140,66%" "" "" "" "" "Rua Antonio Alves dos Santos, s/º, Centro, Afogados da Ingazeira/PE" "Organização Social de Saúde Hospital do Tricentenário" "Núcleo de Gestão Compartilhada" " 4. INDICADORES DE QUALIDADE" "4.1. Satisfação do Usuário" "A meta de Satisfação do Usuário visa medir a percepção dos pacientes e seus" "acompanhantes sobre a qualidade dos serviços prestados na unidade de saúde. No" "mínimo 10% dos usuários atendidos no período devem participar." "No mês em análise, foram realizados 1.819 atendimentos médicos, 618 não" "médicos e 422 sessões de fisioterapias, sendo a pesquisa de satisfação aplicada a" "2.022 usuários, portanto, alcançando a meta de 10% do total de atendimentos." "" "TOTAL DE QUANTITATIVO DE % PESQUISAS" "INDICADOR PESQUISAS" "ATENDIMENTOS REALIZADAS" "REALIZADAS" "Pesquisa de" "satisfação 2.859 2.022 70,72%" "do usuário" "" "" "" "4.2. Taxa de Resolução de Queixas Recebidas" "Este indicador estabelece que todas as reclamações registradas por qualquer" "meio devem ser devidamente documentadas e solucionadas dentro de 20 dias" "corridos, podendo ser prorrogados por mais 10 dias, conforme a Lei Estadual" "16.420/2018." "A resolução envolve as ações necessárias para responder ou esclarecer o" "problema ao autor da queixa. O objetivo é atingir uma taxa de resolução de, no" "mínimo, 80% calculada pela fórmula: número de queixas resolvidas x 100 / total de" "queixas recebidas." "No mês em análise, foram recebidas 02 queixa, das quais 02 foram" "resolvidas dentro do prazo estipulado. Isso resultou em uma taxa de resolução de" "100%, conforme previsto pela meta de atingir, no mínimo, 80% de resolução das" "queixas no período" "" "" "4.3. Controle de Origem de Paciente" "A meta de Controle de Origem do Paciente tem como objetivo sistematizar a" "identificação da origem dos pacientes referenciados à UPAE, especialmente para a" "primeira consulta médica, com foco no aprimoramento do conhecimento sobre a" "demanda pelos serviços de saúde, o fluxo de pacientes e a organização nas diferentes" "regiões." "Rua Antonio Alves dos Santos, s/º, Centro, Afogados da Ingazeira/PE" "Organização Social de Saúde Hospital do Tricentenário" "Núcleo de Gestão Compartilhada" " Segue em anexo o relatório completo, contendo as informações requeridas e" "detalhando as dificuldades encontradas no processo de identificação da origem dos" "pacientes." "" "" "4.4. Indicadores de Gerenciamento Clínico" "Refere-se ao gerenciamento dos atendimentos realizados na unidade. A" "análise da atividade de gerenciamento clínico contratado é através dos indicadores" "listados abaixo, cuja meta é apresentação mensal do relatório." " Perda Primária – Faz o acompanhamento do desperdício de primeiras" "consultas médicas por parte dos municípios;" " Taxa de Absenteísmo – Reflete a ausência dos usuários, para" "atendimento na UPAE, às consultas pré-agendadas pela Central de" "Regulação, bem como Interconsultas e Retornos agendados na" "unidade;" " Índice de Retorno – Esse indicador visa estabelecer relação entre as" "primeiras consultas e interconsultas com as consultas subsequentes," "demonstrando a confiabilidade dos usuários nos serviços prestados. O" "aumento mensal desse indicador reflete em fato positivo para" "unidade, demonstrando que os usuários atendidos retornam para dar" "continuidade ao tratamento." "" "" "" "" "Gerenciamento Clínico" "Perda Primária Taxa de Absenteísmo Índice de Retorno" "8,67% 2,31% 0,53%" "" "" "Segue em anexo o relatório apresentando os dados dos indicadores." "" "" "4.5. Indicadores de qualidade com monitoramento e acompanhamento, mas" "sem valoração financeira:" "" "" "4.5.1. Entrega do Relatório de Prestação de Contas Mensal" "" "" "" "" "Rua Antonio Alves dos Santos, s/º, Centro, Afogados da Ingazeira/PE" "Organização Social de Saúde Hospital do Tricentenário" "Núcleo de Gestão Compartilhada" " A unidade envia o Relatório de Prestação de Contas dentro do prazo" "estipulado. O relatório apresenta as despesas detalhadas e as informações necessárias," "permitindo uma avaliação clara da utilização dos recursos. Assim, a meta de" "cumprimento da entrega do relatório mensal foi alcançada, contribuindo para a" "transparência e responsabilidade na gestão financeira da unidade ." "" "" "4.5.2. Informação e Transparência" "A Unidade Pernambucana de Atenção Especializada Dom Francisco de" "Mesquita Filho mantém o portal da transparência atualizado mensalmente, conforme" "exigido por lei, permitindo que os cidadãos acompanhem e fiscalizem a aplicação dos" "recursos e os serviços prestados." "No mês em análise, foram publicadas no portal" "(www.upaafogadosdaingazeira.org.br/portaldatransparencia) todas as informações" "necessárias para monitoramento dos serviços, conforme os indicadores do contrato de" "gestão." "4.5.3. Projeto Boa Visão" "O Projeto Boa Visão, é uma iniciativa do Governo de Estado de Pernambuco" "através das Secretarias de Saúde e Educação, que se propõe a atuar na identificação e" "na correção de problemas de visão em crianças, adolescentes, docentes e demais" "servidores das unidades de ensino, através de triagem oftalmológicas e consultas," "como o fornecimento dos óculos corretivos quando necessário." "A Secretaria Estadual de Educação é responsável pela condução dos alunos e" "seleção das escolas a serem assistidas. O público-alvo do projeto: crianças de 1º ao 9º" "ano do ensino fundamental, jovens do ensino médio, servidores e professores as" "unidades de ensino, alunos do EJA e Travessia, tem como fonte de verificação a" "Planilha de atendimento." "Segue em anexo o relatório completo, contendo as informações requeridas." "" "" "4.5.4. Programas: Pé Diabético, Bexiga Neurogênica, Pacientes Pós-covid-19 e" "Pacientes Ostomizados" "Em 2021 foi lançado os programas com a finalidade descentralizar os grandes" "hospitais da rede, tem como fonte de verificação a Planilha de Atendimento." "" "" "Rua Antonio Alves dos Santos, s/º, Centro, Afogados da Ingazeira/PE" "Organização Social de Saúde Hospital do Tricentenário" "Núcleo de Gestão Compartilhada" " 5. CONSIDERAÇÕES FINAIS" "Este relatório atende às diretrizes estabelecidas pela Lei Estadual nº" "15.210/2013, especificamente no artigo 14, que trata da apresentação da execução de" "contratos. As informações contidas neste documento refletem a capacidade de" "atuação da unidade, assim como sua potencialidade de expansão, respeitando as" "condições físicas e técnicas vigentes." "O relatório também evidencia o compromisso em seguir as melhores práticas," "com o objetivo de alcançar as metas acordadas e promover a melhoria contínua na" "prestação de serviços aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), sempre" "respeitando os princípios fundamentais da universalidade, integralidade e equidade." "" "" "" "" "ISABEL CRISTINA DOS" "SANTOS SILVA" "COORDENAÇÃO GERAL" "OSS Hospital do Tricentenário" "Unidade – UPAE Af. da Ingazeira" "Matrícula – 15860" "" "" "" "" "ISABEL CRISTINA DA SILVA SANTOS" "COORDENAÇÃO GERAL" "UPAE AFOGADOS DA INGAZEIRA" "" "" "" "" "Rua Antonio Alves dos Santos, s/º, Centro, Afogados da Ingazeira/PE" "Organização Social de Saúde Hospital do Tricentenário" "Núcleo de Gestão Compartilhada" " "