Na última terça-feira (07), o Hospital do Tricentenário (HTRI), em Olinda, recebeu uma visita de integrantes da equipe de pesquisa do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (SP), objetivando discutir os avanços dos estudos referentes ao “Projeto PAV”.

Representado pela infectologista, Dra. Giovanna, e pela enfermeira, Maysa, esse foi um encontro para dar continuidade na parceria entre as instituições de saúde, que têm atuado juntas, nesse projeto, desde novembro de 2022.

O “Projeto PAV” é um “estudo para validar a aplicação dos critérios diagnósticos epidemiológicos de Eventos Associados à Ventilação Mecânica (EAV) nas Pneumonias Associadas à Ventilação Mecânica (PAV) notificadas para a ANVISA, utilizando os critérios do National Healthcare Safety Network (NHSN)”.


O estudo está sendo realizado com todos os pacientes adultos internados na UTI Irmã Dulce, com uso de ventilação mecânica e envolve a equipe multiprofissional do setor. Em todo o país, 15 hospitais fazem parte desse programa, que tem como maior objetivo reduzir a incidência de infecções com o uso dos critérios apontados em pesquisas.

Ao longo da tarde, houve uma breve explanação do projeto, visita à UTI Irmã Dulce e verificação dos arquivos do estudo.

O HTRI é um Centro de Pesquisa qualificado, que faz parte da Rede Brasileira em Terapia Intensiva.