Unidades do HTri participaram de encontro no HMV

Para atender a determinação do Ministério da Saúde e da ANVISA, que preconizam a implantação de um Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) nas unidades de Saúde, aconteceu ontem (07) no Hospital Mestre Vitalino (HMV) um encontro entre as unidades que compõem a Organização Social do Tricentenário (HTri) para troca de informações sobre a implantação.   Atualmente o HMV conta com o Núcleo formado e totalmente em funcionamento. O encontro teve o intuito de compartilhar e alinhar as ações e condutas que estão sendo realizadas nas unidades. Durante a manhã foi realizada uma palestra sobre as Metas Internacionais de Segurança do Paciente, que visam diminuir e evitar os acidentes e garantir uma melhor assistência.   A tarde foi realizada uma oficina para cadastramento das unidades no Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária – NOITVISA, que é utilizado para o registro de incidentes, eventos adversos (EA) e queixas técnicas (QT) relacionadas ao uso  de produtos e de serviços sob vigilância sanitária, como por exemplo: evento adverso durante procedimento cirúrgico; queda do paciente; úlcera por pressão (feridas na pele provocadas pelo tempo prolongado sentado ou deitado); troca de medicamentos no momento da administração; entre outros. “Desde dezembro de 2015 que o HMV passou a contar com o NSP, quetem como trabalho implementar ações voltadas à segurança do paciente. Durante esse período estamos trabalhando na formação e conscientizando das equipes com diversas atividades voltadas para as Metas de Segurança do Paciente, através de gincanas, atividades lúdicas, entre outras ações. Esse momento foi uma oportunidade de promover essa troca de experiências entre os hospitais e UPA’s integrados ao Htri”, explicou Renilde Melo, coordenadora de Enfermagem do HMV.   Ao todo oito unidades participaram do encontro que foi realizado no auditório do HMV, localizado na avenida Amazonas, Rod. BR-104, 175, bairro Luiz Gonzaga.  

No caminho da humanização

  Hospital do Tricentenário tem realizado mudanças em sua maternidade em favor das gestantes.   Em meio aos tempos de crise que todo o País atravessa, a maternidade do Hospital do Tricentenário, em Olinda, tem ganhado grande destaque quando o assunto é excelência de atendimento, humanização no parto e investimento em um melhor acolhimento às gestantes, bebês e seus acompanhantes. Nos últimos 10 anos, a Unidade passou a ofertar diversos benefícios à parturiente, elevando o índice de aceitação e, atualmente, registrando uma média de 450 procedimentos obstétricos por mês. Prova disso, o HTRI passou a fazer parte da Rede Cegonha, que é uma estratégia do Ministério da Saúde que tem como objetivo estabelecer uma rede de cuidados, para assegurar às mulheres a atenção humanizada na gravidez, no parto e no puerpério. Ofertando boas práticas na hora do parto e nascimento, o Tricentenário não realiza procedimentos ultrapassados, mas sim um trabalho humanizado envolto por enfermeiras obstetras, que estão junto às gestantes, desde o pré-parto, onde começam a trabalhar manobras que aliviam a dor. E por falar em alívio, o centro obstétrico foi equipado por camas de PPP (pré–parto, parto e puerpério), que mudam de posição para horizontal ou até mesmo sentada, visando total conforto para a mulher na hora do parto. Com um trabalho intenso de toda a equipe, é possível realizar um parto saudável, sem a utilização de técnicas farmacológicas para alívio da dor. Recentemente, a Secretaria de Saúde de Olinda firmou uma parceria com o HTRI para dar força à campanha “Nascer Olinda”, que visa incentivar às moradoras do município a parirem na Unidade, visto que hoje 70% dos nascimentos registrados são de grávidas de outros municípios.   O nascimento representa o princípio de tudo                 A assistência às puérperas continua ao longo dos primeiros dias de vida do bebê, que já saem do Hospital do Tricentenário vacinados (Hepatite B e BCG), além do encaminhamento para a triagem neonatal, que conta com os exames do olhinho, pezinho, orelhinha e coraçãozinho, que serão realizados na própria unidade, em data e horários definidos. A realização dos exames neonatais são fundamentais para a saúde do bebê, permitindo um diagnóstico prévio de doenças. Com isso, é possível indicar com antecedência os tratamentos adequados, diminuindo, ou, até mesmo, eliminando sequelas. O Hospital do Tricentenário é uma instituição filantrópica, contratualizada com município de Olinda para a prestação de serviços de saúde e atendimento 100% SUS (Sistema Único de Saúde). Hoje, o HTRI conta com leitos obstétricos, atendendo 24h a casos de baixa e média complexidade.

SÃO JOÃO – Pacientes e acompanhantes participaram de festa junina no HMV

  Que em junho Caruaru respira o clima junino isso todo mundo já sabe, mas em meio ao barulho do triângulo, da zabumba e da sanfona facilmente esquecemos daqueles que não estão com saúde suficiente para aproveitarem as festividades no convívio de suas famílias. É pensando nessas pessoas que a Comissão de Humanização do Hospital Mestre Vitalino promove todos os anos um Arraial dos Pacientes. Neste ano, a festividade aconteceu ontem (07).   Com o auxílio dos parceiros e funcionários da unidade, o arraial vai ganhando vida no hall do 1o andar do HMV. Bandeirinhas, chita, peneiras, chapéus de palha compõem a decoração do ambiente trazendo alegria para um espaço onde geralmente as pessoas ficam um pouco desanimadas. Dá gosto de ver a surpresa no rosto de cada um que vai adentrando o espaço e se deixando contagiar pela animação e alegria típicas deste período.   E claro, toda essa festa é regada a um bom cardápio de comidas juninas elaboradas pela equipe de nutrição e pela cozinha do Hospital, com cuidado para que todos se sintam contemplados, a equipe se preocupa com os pacientes diabéticos e também prepara algum quitute para eles. Na edição deste ano a animação ficou por conta da banda do 4oBatalhão de Polícia Militar, que botou todo mundo para dançar um bom forró.   “Nós pensamos com carinho nesse momento para vocês, realizamos logo no começo do mês porque estamos trabalhado de maneira integrada para isso e desejamos nos nossos corações que em breve cada um esteja com a saúde recuperada e possa também aproveitar junto das suas famílias”, contou Marcelo Cavalcanti, diretor geral do HMV. A tarde seguiu com muita música, animação e até mesmo uma quadrilha que não deixou ninguém ficar parado.