Lesão por pressão é tema de palestra no HRRBC

O dia 20 de novembro é marcado pelo Dia Mundial de Prevenção de Lesão por Pressão. A data foi instituída para sensibilizar pacientes, familiares, profissionais de saúde e gestores sobre a importância da prevenção desse evento adverso. A Lesão por pressão é um dano na pele causado pela pressão exercida, em regiões com protuberâncias ósseas ou áreas com dispositivos médicos, por um tempo prolongado, o que impede a circulação sanguínea e causa a destruição do tecido. Acomete principalmente pessoas acamadas, cadeirantes ou aquelas com restrições ou impossibilitadas de mudar de posição. Em tempos passados, esse evento era denominado de úlcera ou escara. Reduzir a lesão por pressão no ambiente hospitalar é uma das 6 Metas Internacionais de Segurança do Paciente da OMS. A medida foi tomada em razão da alta incidência de complicação relacionada a esse tipo de lesão, no Brasil e no mundo, que pode ser evitada com medidas simples, mas que ainda é um grande problema de saúde pública. O diagnóstico da lesão por pressão é simples: basta inspecionar a pele diariamente, observando presenças de áreas avermelhadas, geralmente em regiões de proeminências ósseas (quadril, calcanhares, região dorsal) e que não embranquece ao realizar pressão sobre a mancha. Para prevenir a lesão por pressão, o Hospital Regional Ruy de Barros Correia (HRRBC), em Arcoverde, adota uma série de medidas preventivas, utilizando protocolos, que envolvem avaliação de risco e inspeção da pele diariamente, utilização de colchões especiais para alívio de pressão, programação de cuidados específicos para o risco e acompanhamento das equipes multidisciplinares, além de ações de educação permanente aos profissionais de saúde. Esse ano, o HRRBC decidiu trabalhar uma semana, de 23 a 27 de novembro, com a Campanha Nós prevenimos Lesão por Pressão através de Educação Permanente, evento reservado para os profissionais de saúde.

HRRBC realiza ação voltada para o Dia do Diabetes

   Na última quinta-feira (19), o ambulatório do Hospital Regional Ruy de Barros Correia (HRRBC), em Arcoverde, comemorou o Novembro Diabetes Azul, com os seus pacientes. Durante o dia, foram realizadas consultas com a Dra. Carolina Ferraz (Especialista em Diabetes), aferição do nível de glicose, panfletagem e palestra com a nutricionista Dra. Gabriela Brito , onde foi abordado a conduta alimentar no Diabetes Mellitus.     Durante a programação, ainda aconteceu a entrega de recursos importantes para controle de diabetes, como glicosímetro, fitas de HGT e canetas de insulina, todos doados por fornecedores. Para encerrar, os pacientes contaram com um coffee break, com cardápio adaptado para eles.     Vale ressaltar, que o diabetes exige alguns cuidados que são para o resto da vida, por isso, as consequências do tratamento são baseadas nas decisões tomadas. É de extrema importância que as pessoas com diabetes recebam educação de qualidade, ajustada às necessidades e fornecidas por profissionais de saúde qualificados.

UPAE participa de Fórum sobre saúde

     No próximo dia 24 de novembro, o Hospital Regional Emília Câmara (HREC) e a Unidade Pernambucana de Atenção Especializada (UPAE) Dom Francisco de Mesquita Filho, ambas em Afogados da Ingazeira, estarão presentes no V Fórum Estadual de Segurança do Paciente, ao vivo no canal do YouTube do @telessaudesespe .      A enfermeira e coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) do HREC, Marília Gabriele Alcântara, vai falar sobre “Prontuário Eletrônico: auxílio na comunicação efetiva e transição do cuidado”. Já a coordenadora geral, Daniele Moreno, e a coordenadora de enfermagem e membro do NSP, Allany Moraes, da UPAE de Afogados da Ingazeira, tratarão o tema “As interfaces da segurança do paciente na UPAE de Afogados da Ingazeira” .       O Fórum vai acontecer das 9h às 12h e ainda vai contar com participação de outros palestrantes.  

UPAE realiza ações voltadas para o Novembro Azul

   A Unidade Pernambucana de Atendimentos Especializados (UPAE) Dom Francisco de Mesquita Filho, em Afogados da Ingazeira, vai realizar, ao longo do mês de novembro, a campanha de conscientização dirigida à sociedade, em especial aos homens, para esclarecimento da população quanto à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.    Para dar ênfase à importância dos cuidados com a saúde do homem, foi realizada uma palestra relacionada ao tema, ministrada pelo urologista Dr. Saulo Silveira. O ministrante ressaltou a gravidade da doença e esclareceu as dúvidas dos ouvintes, desmistificando os preconceitos que envolvem o assunto.

UPA do Ibura realiza votação da CIPA

     Os últimos dias 18 e 19 de novembro foram de muita importância para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Pediatra Zilda Arns, no Ibura. É que nesses dias, a Unidade contou com a eleição dos novos integrantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). A Técnica de Segurança do Trabalho da UPA, Camila Lira, foi quem esteve à frente da eleição e deve anunciar o resultado nos próximos dias.