Prevenção de infecção hospitalar é tema de treinamento no HEC

     As infecções hospitalares são aquelas adquiridas dentro do serviço de saúde, vinculadas tanto às condições intrínsecas do paciente, quanto às falha nos procedimentos realizados pelos profissionais, das quais poderiam ser evitadas com medidas simples e preventivas. Nesse contexto, visando o controle e prevenção das infecções hospitalares do Hospital Eduardo Campos (HEC), em Serra Talhada, no último dia 19 de fevereiro, a enfermeira do Núcleo de Educação Permanente (NEP), Albânia Gonçalves, e o Técnico da Comissão de Controle de Infecções Hospitalar (CCIH), Ueverton Vian, realizaram uma ação educativa envolvendo as equipes assistenciais das UTIs e Clínica SRAG. A educação em saúde ocorreu in loco, com o intuito de alcançar todos os profissionais do plantão e explanou temas específicos para minimizar os riscos de infecções, promovendo uma maior segurança aos pacientes. Os assuntos abordaram os hábitos e cuidados dos profissionais com os pacientes internos. Temas como: Importância da higienização das mãos, Tempo de troca ou reutilização dos principais dispositivos, Tempo de troca dos curativos centrais e Cuidados durante o banho no leito. É imprescindível que os profissionais se conscientizem e que as ações preventivas e de controle das infecções hospitalares estejam presentes no cotidiano de todos, já que não se faz prevenção sem a participação solidária de toda a equipe.

HTRI realiza primeira gincana com profissionais da UTI

Os últimos dias 22 e 23 de fevereiro foram marcados pela I Gincana dos Profissionais de Enfermagem da UTI do Hospital do Tricentenário (HTRI). As datas contaram com diversos treinamentos voltados para a prevenção de infecção associada à assistência à saúde. Os treinamentos foram realizados no auditório do HTRI e divididos em dois momentos: aulas teóricas e simulação realística. O primeiro momento contou com 03 blocos de aulas, com os seguintes temas: Prevenção de pneumonia associada à ventilação mecânica e boas práticas no manuseio de VVAA (vias aéreas); Prevenção de infecção em UTI, manuseio de medicações e dispositivos invasivos, uso adequado de saneantes para desinfecção, lavagem das mãos e protocolos de precaução conforme patologia; Protocolo de PCR (Parada Cardiorrespiratória) e Adequação de monitorização durante RCP (Ressuscitação Cardiopulmonar); Mobilização segura em leito para pacientes críticos; Prevenção de lesão por pressão e tratamento de lesões terapia com coberturas (curativos). Já a simulação realística, foi feita de forma individual com cada profissional, que precisou realizar as atividades solicitadas, como auxílio de bonecos, sendo julgados pelos avaliadores e recebendo notas por cada procedimento. Para o sucesso da gincana, uma equipe multidisciplinar colaborou com as etapas: Donato Braz Junior – fisioterapeuta da UTI; Amanda Lima – chefe de fisioterapia da UTI; Maria Eduarda Ferreira – enfermeira de CCIH da Brites de Albuquerque; Aline Targino – enfermeira de educação continuada da Brites de Albuquerque; Tereza Farias – coordenadora da UTI.

HRRBC lança edital para técnico em segurança do trabalho

     O Hospital Regional Ruy de Barros Correia (HRRBC), em Arcoverde, deu início ao processo seletivo para formação de cadastro reserva (sem obrigatoriedade de contratação), para a função de TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO.  O processo seletivo, que conta com análise curricular, comprovação de experiência e/ou habilitação técnica operacional e entrevista, será realizado no próprio Hospital. Os interessados devem enviar um currículo para o e-mail selecao@hrrbc.org.br , entre os dias 01 e 11 de março de 2021, com o assunto do e-mail constando o nome completo do candidato e a função pleiteada. O resultado final será divulgado no dia 16 de março de 2021. Para maiores informações, consulte o edital que consta no site da Unidade (http://hrrbc.org.br/index.php/editais ).