Roda de conversa discute sobre PAV

Nesta terça-feira (14), foi realizada uma roda de conversa com os profissionais das UTI’s do Hospital Regional de Barros Correia (HRRBC), em Arcoverde, sobre Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica (PAV). A atividade faz parte das ações de educação continuada do Núcleo de Educação Permanente e CCIH, junto aos Residentes em Saúde Coletiva da ESPPE, Eduardo Rodrigues (Fisioterapeuta) e Iasmim Góis (Farmacêutica). A Ação tem como objetivo ressaltar a importância de medidas contra PAV e será realizada ao longo dessa semana, nos setores de UTI e Emergência.
Treinamento para fisioterapeutas

Fisioterapeutas Intensivistas do Hospital Regional Ruy de Barros Correia (HRRBC), em Arcoverde, participaram de uma atividade promovida pela coordenação de Fisioterapia Intensiva e pelo Núcleo de Educação Permanente da Unidade. Foi realizada uma palestra, que teve como objetivo identificar as Assincronias Ventilatórias e promover melhor assistência aos pacientes críticos. O momento foi ministrado pela fisioterapeuta Elizabeth Gois, especialista em Unidade de Terapia Intensiva Adulto, e aconteceu no último dia 10.
Diálogo Diário de Segurança no HRRBC

Nos dias 09 e 10 de fevereiro, a equipe de Medicina do Trabalho do Hospital Regional Ruy de Barros Correia (HRRBC), em Arcoverde, através da Enfermeira do Trabalho, Narcielle Állen, e da Técnica de Segurança do Trabalho, Géssica Silva, iniciou o DDS (Diálogo Diário de Segurança) com os temas relacionados a saúde do colaborador. Os diálogos de segurança são conversas temáticas e dirigidas que focam a prevenção de acidentes e doenças. Por cerca de quinze minutos, todos interagem numa conversa de aprendizagem e aprimoramento numa construção de troca de conhecimento. As conversas são realizadas preferencialmente no período matutino, da qual todos presentes podem participar, relatando suas vivências, dificuldades, tirarem suas dúvidas e, assim, ajudarem a construir novas metodologias seguras de trabalho. Os debates tiveram início nos setores da Nutrição e Manutenção sobre saúde mental, fluxo de acidente de trabalho e a importância da atualização da situação vacinal, tendo a necessidade de reconhecer os riscos e as consequências, assim como as devidas prevenções.
Acolhimento é tema de roda de conversa

Na manhã dessa segunda-feira, o HJMO realizou uma capacitação do Projeto Acolher, com apoio da assistente social, Mônica, da Vara da Infância. O objetivo foi, além de acolher, também direcionar as mães que querem entregar seus bebê pra uma família que os acolham.
Coordenadora fala sobre papel das OSSs para a saúde pública

O Hospital João Murilo de Oliveira (HJMO), em Vitória de Santo Antão, realizou, na última quinta-feira (09), uma explanação sobre o papel das Organizações Sociais de Saúde (OSSs) na saúde pública, para a turma do 5° período de Saúde Coletiva, da UFPE CAV. O momento foi conduzido pela coordenadora geral do HJMO, Roberta Câmara.
Treinamento é realizado com equipe de UTI
Profissionais da UTI 3, do Hospital Eduardo Campos (HEC), em Serra Talhada, foram capacitados sobre os seguintes temas: ✔️Assistência de enfermagem na Intubação Orotraqueal (IOT), pelo enfermeiro Bruno Renan; ✔️ Medidas de prevenção de rolha, durante via aérea artificial, pelo fisioterapeuta da Unidade. As capacitações aconteceram nesta terça-feira (13).
Vai ter “Bloquinho” de cuidados com a saúde
O Carnaval está chegando, trazendo muitas máscaras e fantasias. Quem também se disfarça, parecendo inofensivas, são as bactérias presentes nas mãos. Por isso, uma correta higiene é fundamental para garantir a segurança e alegria. Pensando nisso, o Hospital Eduardo Campos (HEC) lançou o “Bloquinho Higiene das mãos “, que vai promover, até o próximo dia 16, dinâmicas entre as equipes, com o objetivo de “desmascarar” essas bactérias.
Roda de conversa discute sobre GTT
A equipe de enfermagem da Clínica Médica, do Hospital Eduardo Campos (HEC), participou de uma roda de conversa, que abordou o tema “Gastronomia Cirúrgica”, discutindo sobre os cuidados aos pacientes com gastrostomia (GTT). Ao longo da conversa, foram enfatizados os seguintes pontos: ✔️ Manuseio do dispositivo e do paciente;✔️ Limpeza diária/curativo;✔️ Administração de medicamentos;✔️ Infusão de alimentação;✔️ Possíveis complicações;✔️ Alerta para perda, obstrução ou vazamento;✔️ Limpeza da sonda, antes e após a alimentação;✔️ Posicionamento adequado para recebimento da dieta;✔️ Avaliação do conteúdo gástrico.
Treinamento aborda cuidados com a pele do paciente
O Hospital Eduardo Campos (HEC), em Serra Talhada, vai realizar, na próxima quarta-feira (15), um treinamento voltado para “Curativo associado a terapia por pressão negativa”. A capacitação tem como público-alvo a Comissão de Pele do HEC e vai ser ministrada pela especialista em enfermagem dermatológica, Prycylla Macena, na sala 1, do Bloco Cirúrgico.