Dia Nacional de Luta contra queimaduras
Nesta terça-feira (06), a Unidade Pernambucana de Atenção Especializada (UPAE) Dr. José Alves de Carvalho Nunes, em Serra Talhada, realizou uma palestra voltada para o Dia Nacional de Luta contra Queimaduras. A palestra foi ministrada por Gabrielle Leite, coordenadora de enfermagem da Unidade, e estagiários do curso de enfermagem. No Brasil, desde 2009, o dia 06 de junho é considerado o Dia Nacional de Luta Contra Queimaduras, com o objetivo de divulgar as medidas preventivas necessárias a evitar possíveis casos. O assunto é muito pertinente, especialmente durante o mês de junho, por ocasião das festas juninas, com as tradicionais fogueiras e o uso de fogos de artifícios. Queimaduras são feridas traumáticas, causadas, na maioria das vezes, por agentes térmicos, químicos, elétricos ou radioativos. Atuam nos tecidos de revestimento do corpo humano, determinando destruição parcial ou total da pele e seus anexos, podendo atingir camadas mais profundas, como tecido celular subcutâneo, músculos, tendões e ossos. As queimaduras são classificadas de acordo com a sua profundidade e tamanho, sendo geralmente mensuradas pelo percentual da superfície corporal acometida.
Dia nacional do Teste do Pezinho

O Dia Nacional do Teste do Pezinho (06/06), chega para conscientizar sobre o exame que é feito a partir do sangue coletado do calcanhar do bebê e que permite identificar doenças graves. É um teste obrigatório, que deve ser realizado em todos os recém-nascidos. A coleta para o exame deve acontecer, preferencialmente, entre o 3º e 5º dia de vida do bebê e é realizado, também, no ambulatório do Hospital Regional Ruy de Barros Correia (HRRBC), em Arcoverde. Caso não seja possível realizar o exame no período recomendado, ele deve ser feito em até 30 dias após o nascimento. São várias as doenças detectadas pelo Teste do Pezinho: fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, doença falciforme e outras hemoglobinopatias, fibrose cística, hiperplasia adrenal congênita e deficiência de biotinidase. Caso não diagnosticadas e tratadas precocemente, essas doenças investigadas através do exame podem evoluir para quadros clínicos graves, como o atraso do desenvolvimento neuropsicomotor e até ao óbito.
Confira edital para condutor de ambulância
O Hospital Regional Ruy de Barros Correia (HRRBC), em Arcoverde, abriu processo seletivo (N° 017/2023) visando cadastro reserva, sem obrigatoriedade de contratação, na seguinte função: ✔️ CONDUTOR DE AMBULÂNCIA. O contrato será por prazo determinado, considerando apenas o período de férias do colaborador titular do cargo. Os interessados devem encaminhar seus currículos, constando o nome completo do candidato e a função pleiteada, para o e-mail selecao@hrrbc.org.br , até o dia 11 de junho de 2023, atendendo todas as disposições previstas no edital, que se encontra no site do HRRBC ( http://hrrbc.org.br/index.php/editais/category/380-editais-2023). O resultado deve ser divulgado no dia 22 de junho de 2023, de acordo com o prazo previsto para as vaga.