HEC realiza ações de humanização

Com foco na humanização, o Hospital Eduardo Campos (HEC), em Serra Talhada, promoveu duas ações voltadas para os pacientes da pediatria. No domingo de Páscoa (31), um momento especial foi realizado na pediatria, com distribuição de sorrisos e lembrancinhas de Páscoa. E na terça-feira (02), Dia Mundial da Conscientização do Autismo, a equipe multiprofissional do HEC fez uma ação na UTI e Clínica Pediátricas, voltada para os pacientes, acompanhantes e profissionais. Em visita beira leito e roda de conversa, foram feitas orientações referentes ao diagnóstico e tratamento do TEA, inclusão nos espaços sociais, direitos, empatia e acolhimento aos familiares. *Fotos autorizadas pelos responsáveis.

HEC amplia serviços

O Hospital Eduardo Campos (HEC), de Serra Talhada, unidade que conta com a gestão da Organização Social de Saúde (OSS) Hospital do Tricentenário, realizou um procedimento que marca mais uma grande conquista para o setor da saúde do Sertão: a Colangiopancreatografia Endoscópica Retrógrada (CPER). O exame tem como principal indicação o tratamento de cálculos (pedra) no colédoco, podendo diagnosticar e tratar outras doenças das vias biliares e pancreáticas. “Esse é mais um importante passo que o HEC dá em um vazio assistencial que existia na região. Pacientes com indicações para CPER precisavam ser deslocados para outras cidades, aumentando o tempo de internamento e espera pelo procedimento”, comemora Patrícia Queiroz, gestora do Hospital Eduardo Campos. De alta complexidade, a CPER é considerada uma microcirurgia por via endoscópica, realizada sob anestesia. No HEC, o exame que usa raios-x para analisar o sistema biliar e os ductos pancreáticos é um procedimento inovador e minimamente invasivo, visto que é possível acessar a via biliar e remover os cálculos sem a necessidade de cirurgia. Ao todo, até dez procedimentos serão realizados por mês, atendendo a demanda da terceira macrorregião.

HMV iniciou hoje (02) programação do “Abril pela Segurança do Paciente

Ações acontecem no auditório e no ambulatório de hemodiálise   Desde o lançamento do Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) instituído por meio da Portaria GM/MS nº 529/2013, abril foi o mês escolhido para ampliação das discussões sobre as ações voltadas para melhoria da segurança do paciente no Brasil. No Hospital Mestre Vitalino (HMV), em Caruaru, as ações começaram hoje, às 8h e seguem até amanhã às 14h. O primeiro momento de conscientização aconteceu nesta manhã com a palestra “Comunicação e trabalho em equipe” realizada no ambulatório de hemodiálise.  Às 14h será a vez da palestra “Comunicação efetiva como estratégia de segurança do paciente no contexto hospitalar”, no auditório do HMV.  Já amanhã (03), a programação inicia às 8h com uma roda de conversa com a temática “Comunicação efetiva com pacientes e acompanhantes”, que será realizada também às 14h. Em paralelo, às 14h, haverá a palestra “Comunicação e trabalho em equipe” no auditório da unidade.  Desde 2015, o HMV possui o Núcleo de Segurança do Paciente e tem se destacado no interior por sua preocupação com a implantação e boas práticas das Metas Internacionais de Segurança do Paciente, estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e preconizadas pela Joint Commission International (JCI).