UPAE comemora 10 anos

Nesta quinta-feira (18), a Unidade Pernambucana de Atenção Especializada (UPAE) Dom Francisco de Mesquita Filho, em Afogados da Ingazeira, comemorou 10 anos de sua implantação. Referência na região, a Unidade já beneficiou milhares milhares de pessoas, usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS). Para celebrar esses 10 anos, um momento de fé e oração foi realizado para os colaboradores, com a presença do Padre Gilvan e um grupo de louvor, como forma de agradecimento por todos esses anos de oferta de serviços de qualidade.
Saúde e segurança no trabalho

A Unidade Pernambucana de Atenção Especializada (UPAE) Dom Francisco de Mesquita Filho, em Afogados da Ingazeira, realizou uma palestra em alusão ao Abril Verde – que tem foco na saúde e segurança no trabalho. O momento foi ministrado pela fisioterapeuta do trabalho, Luzângela Landim.
Autismo em destaque
Com foco no Transtorno do Espectro Autista (TEA), o Hospital Regional Emília Câmara (HREC), de Afogados da Ingazeira, recebeu um convite especial para participar de um encontro promovido pela Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Afogados da Ingazeira (APAAAI), nesta quinta-feira (18). O momento foi marcado por palestras voltadas para políticas de inclusão, com especialistas no assunto, e o HREC foi representado por duas colaboradoras que auxiliam a unidade nesse trabalho de inclusão e acolhimento: a auxiliar de faturamento, Rebeca Amorim, que é autista, e a técnica de enfermagem, Maria Gilmaria Araújo, que é mãe atípica. Abordando a política de inclusão do HREC, Rebeca destacou a importância do acolhimento recebido na unidade para a sua jornada no mercado de trabalho. “Eu sofri bastante dentro do mercado de trabalho, mas em determinado momento, eu posso dizer que Deus abriu uma porta para o Hospital Emília Câmara. Por experiência própria, aquele lugar, de fato, trabalha a inclusão. Ali se fala, sim, sobre inclusão, mas, mais que isso, ali se faz a inclusão. Hoje eu posso dizer que eu amo o meu trabalho, amo o que eu faço e amo as pessoas com a qual trabalho. No Hospital Emília Câmara eu me sinto acolhida”, celebrou. Para finalizar, Maria Gilmaria também aproveitou a oportunidade e apontou as dificuldades encontradas sendo uma mãe atípica, hoje, de um adolescente de 14 anos. Ela também destacou as políticas de conscientização e melhorias que o HREC vai realizar, com o objetivo de melhor atender os autistas. “Hoje eu tenho a felicidade de trabalhar em um lugar que visa respeitar os direitos humanos, que busca acolher e oferecer um atendimento humanizado para o autista”, finalizou. Confira as alterações que já estão sendo realizadas no Hospital Regional Emília Câmara: ✔️ Vagas especiais no estacionamento;✔️ Atendimento prioritário para o autista;✔️ Atendimento humanizado, com o uso de figuras a fim de melhorar a comunicação com o paciente;✔️ Histórias lúdicas para ilustrar o atendimento.
CIPA e Abril Verde
Nesta sexta-feira (19), foi realizada a solenidade de posse dos novos membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho e Assédio (CIPA), da Unidade Pernambucana de Atenção Especializada (UPAE) Dr. José Alves de Carvalho Nunes, em Serra Talhada, para a gestão 2024/2025. Os novos membros foram eleitos no último mês, através de uma votação entre os colaboradores da UPAE. A sexta-feira também contou com uma palestra englobando a temática do Abril Verde, que ressalta a relevância da cultura de segurança e saúde no trabalho. O momento foi conduzido pelo técnico de segurança do trabalho da UPAE, Marcone Pereira, e pela convidada a fisioterapeuta com especialização em ergonomia do trabalho, Luzangela Landim.
HTRI realiza a sua SIPAT

Ao longo da última semana, entre os dias 15 e 19 de abril, o Hospital do Tricentenário (HTRI), de Olinda, realizou mais uma edição da sua Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT). Com foco na saúde mental e na gestão das emoções no trabalho, a semana foi contemplada com um ciclo de palestras voltadas para os colaboradores de todos os setores do HTRI. O momento contou com a participação da advogada, Luciana Brasileiro, da farmacêutica, Jeane Torres, da enfermeira, Maria Alice, da enfermeira sanitarista, Aline Montenegro, e dá cirurgiã dentista, Luciana Barros.