Hospital do Tricentenário amplia oferta de formação especializada com novos Programas de Residência aprovados para 2026

Novas residências somam mais de 20 vagas para o próximo ano A Organização Social de Saúde Hospital do Tricentenário (HTri) anuncia a aprovação de novos Programas de Residência Médica e de Residência em Área Profissional da Saúde, que já integram os editais de 2026. A expansão contempla especialidades estratégicas nas unidades administradas pela instituição, reforçando o compromisso com a formação de profissionais qualificados, o fortalecimento da rede pública de saúde e a parceria com o Governo do Estado de Pernambuco na ampliação de oportunidades de ensino especializado. No Hospital Mestre Vitalino (HMV), foram aprovados os programas de Neurologia, com 2 vagas de ampla concorrência; Medicina Intensiva Pediátrica, com 1 vaga para negros e pardos e 1 de ampla concorrência; Ecocardiografia, com 2 vagas de ampla concorrência; e Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista, com 1 vaga de ampla concorrência. No Hospital Regional Emília Câmara (HREC), o novo programa aprovado é o de Pediatria, também com 2 vagas de ampla concorrência. Já no Hospital Regional Ruy de Barros Correia (HRRBC), foi autorizado o programa de Medicina Intensiva, com 2 vagas de ampla concorrência. Além das residências médicas, também foram aprovados novos programas em Área Profissional da Saúde. No Hospital Eduardo Campos (HEC), o programa de Enfermagem em Emergência Geral foi incorporado com 1 vaga destinada a negros e pardos e 1 vaga de ampla concorrência. No HRRBC, foram aprovados os programas de Enfermagem Cirúrgica, com 2 vagas de ampla concorrência, e Enfermagem em UTI, com 1 vaga para pessoas com deficiência (PCD) e 1 vaga de ampla concorrência. O HMV também ampliou sua oferta com o novo programa de Enfermagem Cirúrgica, que contará com 2 vagas de ampla concorrência. A aprovação dos novos programas representa mais um passo estratégico para consolidar as unidades geridas pela OSS HTri como centros formadores de alto nível, capazes de integrar assistência, ensino e pesquisa com foco na melhoria contínua da qualidade do cuidado. A instituição reforça que a ampliação das vagas em 2026 gera novas oportunidades de qualificação e contribui diretamente para o aprimoramento da assistência prestada à população.
Hospital Regional Emília Câmara implanta uso de óxido nitroso para alívio da dor no parto

A unidade passa a ser a primeira maternidade de Pernambuco a utilizar este recurso O Hospital Regional Emília Câmara (HREC), unidade da Rede Estadua de Saúde, anuncia a implantação do uso do óxido nitroso como método de alívio da dor durante o trabalho de parto, tornando-se a primeira maternidade de Pernambuco e a segunda do Nordeste, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), a disponibilizar essa tecnologia. O uso do óxido nitroso é amplamente reconhecido como uma alternativa segura, eficaz e humanizada para o manejo da dor. A tecnologia proporciona alívio rápido, mantendo a autonomia, a consciência e a mobilidade da gestante, além de reduzir o estresse e contribuir para uma experiência de parto mais tranquila, sem riscos para a mãe ou o bebê quando utilizado de forma adequada. O gestor do HREC, Sebastião Duque, destacou a importância da iniciativa para a região. “A introdução do óxido nitroso representa um passo significativo na melhoria do cuidado obstétrico. Estamos ampliando o acesso a tecnologias seguras e humanizadas, garantindo que as gestantes tenham uma experiência de parto mais acolhedora e protegida. Esse é um avanço que só se tornou possível graças ao apoio decisivo do Governo do Estado e ao empenho de toda a nossa equipe”. A implantação reforça o compromisso do HREC com práticas modernas e centradas na paciente, alinhadas às políticas de humanização do parto e nascimento. O avanço foi possível graças ao apoio do Governo do Estado de Pernambuco, sob a gestão da governadora Raquel Lyra, que vem fortalecendo a rede de atenção materno-infantil com investimentos em inovação e qualificação da assistência.
Hospital Regional Ruy de Barros Correia em Arcoverde recebe investimentos do governo de Pernambuco para a aquisição de novos equipamentos

O Hospital Regional Ruy de Barros Correia (HRRBC), pertencente à rede estadual de saúde em Arcoverde, no Sertão do Moxotó em Pernambuco, recebeu do Governo de Pernambuco recursos para a aquisição de novos equipamentos para a unidade. O Hospital recebeu investimento no valor de R$ 2.960.000,00 (dois milhões e novecentos e sessenta mil reais) aproximadamente, para compra de equipamentos e modernização do parque tecnológico. Parte desses recursos já foram investidos na aquisição de balança digital industrial de piso, aparelhos de ultrassonografia, detectores de batimentos cardíacos fetais e berços com fototerapia, importante para o tratamento da icterícia neonatal usando luz para converter o excesso de bilirrubina em recém-nascidos. Também foram adquiridos pelo HRRBC oxímetros de pulso de mesa, monitores multiparâmetro, equipamento essencial no centro cirúrgico para realizar o monitoramento contínuo e abrangente dos sinais vitais do paciente, para avaliação detalhada das funções respiratória e metabólica. Além de ventiladores pulmonares, eletrocardiógrafos, desfibriladores, foco cirúrgico de teto e mesa cirúrgica elétrica. Para o funcionamento da unidade, com atendimento e mais conforto para os pacientes assistidos e aos funcionários, foram adquiridos câmara frigorífica para a cozinha hospitalar, aparelhos de ar condicionado, liquidificadores industriais e purificadores de água. Ainda este ano, novos equipamentos chegaram ao HRRBC. “Esses investimentos que estão sendo feitos pela Secretaria de Saúde de Pernambuco são relevantes para a qualidade dos serviços que nós prestamos à população dos 13 municípios da nossa regional. Outros equipamentos estão sendo esperados, a exemplo de aparelho de anestesia com monitores multiparâmetros, laringoscópio, carrinhos de emergência, aparelho de raios x, bisturis elétricos, além de equipamentos de informática,” destacou a diretora geral do Hospital Regional Ruy de Barros Correia, Ana Kelly Araújo.