Hospital Mestre Vitalino integra Projeto Nacional de Reestruturação de Hospitais Públicos

Iniciativa do Proadi-SUS vai apoiar o HMV na padronização de processos e na melhoria da qualidade e segurança do atendimento

O Hospital Mestre Vitalino (HMV), em Caruaru, foi aceito no novo ciclo do projeto Reestruturação de Hospitais Públicos (RHP), iniciativa vinculada ao Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), do Ministério da Saúde. 

Na última semana o hospital foi submetido a Ferramenta de Avaliação Hospitalar (FAHosp) que desde 2017 é usada para realizar um diagnóstico prévio nas unidades contempladas pelo projeto. Hoje, todo o processo de melhorias se baseia nela, além das capacitações das equipes multiprofissionais. Após avaliação, a unidade atingiu 48,6% de conformidade em sua avaliação inicial e, com esse resultado, passa a integrar o ciclo fast, recebendo acompanhamento intensivo durante seis meses.

O projeto é conduzido pelos hospitais de excelência Alemão Oswaldo Cruz, Sírio-Libanês e Moinhos de Vento, que atuam em parceria com o Ministério da Saúde para apoiar a gestão, qualificar processos assistenciais e implementar boas práticas em mais de 140 hospitais públicos de todo o Brasil.

“Esse resultado mostra o compromisso do HMV com a melhoria contínua da assistência em saúde. Estar no ciclo fast significa que teremos um acompanhamento próximo, com suporte para aperfeiçoar nossa gestão e, consequentemente, oferecer um cuidado ainda mais seguro e eficiente à população”, destacou Marcelo Cavalcanti, diretor geral do HMV.

De acordo com a coordenação do RHP, o objetivo central é melhorar a eficiência, a qualidade e a segurança dos serviços prestados aos pacientes do SUS, a partir da padronização de protocolos, uso de indicadores, diagnósticos estruturados e capacitação de equipes multiprofissionais. A expectativa é que, com o apoio do projeto, o Hospital Mestre Vitalino avance em melhorias no núcleo interno de regulação.

O RHP está em vigor no triênio 2024-2026 e já vem promovendo transformações significativas nos hospitais contemplados, ao alinhar a expertise de instituições de referência nacional com as necessidades do Sistema Único de Saúde.

Veja Também: