Hospital Mestre Vitalino realiza mutirão de cirurgias de reconstrução mamária nesta sexta (06) e sábado (07)

O Hospital Mestre Vitalino (HMV), em Caruaru, será uma unidade de referência para a realização de um mutirão de reconstrução mamária no interior de Pernambuco. A ação será realizada nos dias 6 e 7 de junho, sexta e sábado, beneficiando 16 mulheres que passaram por tratamento contra o câncer de mama e foram submetidas à mastectomia.

Fruto de uma parceria entre a Sociedade Brasileira de Mastologia – Regional Pernambuco (SBM-PE), o projeto mineiro À Flor da Pele e o próprio HMV, o mutirão representa um importante avanço na interiorização do acesso à saúde especializada. Mais do que um procedimento estético, a reconstrução mamária simboliza um recomeço para as pacientes, resgatando autoestima, dignidade e fortalecendo o processo de cura.

O Hospital Mestre Vitalino, referência em atendimento de média e alta complexidade no Agreste pernambucano, entra como unidade executora das cirurgias, disponibilizando toda sua estrutura hospitalar, e suporte multidisciplinar para garantir segurança e acolhimento às mulheres atendidas.

“O mutirão é uma ação concreta de integralidade no cuidado oncológico. A reconstrução é parte fundamental do tratamento do câncer de mama, com impacto direto na saúde mental, na reabilitação psicossocial e na qualidade de vida das pacientes. Estamos preparados para garantir que essas mulheres tenham um atendimento seguro, ético e com excelência técnica”, destacou Dra. Guacyra Pires, diretora médica do HMV. A instituição reforça, com essa ação, seu papel estratégico no fortalecimento do SUS e no cuidado humanizado às mulheres da região.

As cirurgias serão iniciadas na sexta (06), às 07h. Ao todo, 16 médicos voluntários participarão do mutirão, sendo 12 de Pernambuco e 4 de outros estados.

Veja Também: