Hospital Mestre Vitalino realizou ações em alusão ao Dia Mundial da Segurança do Paciente

Na última semana, o Hospital Mestre Vitalino (HMV) realizou atividades em alusão ao Dia Mundial da Segurança do Paciente, celebrado em 17 de setembro. A programação contou com momentos voltados tanto para colaboradores quanto para pacientes e acompanhantes, reforçando a importância de práticas seguras no cuidado em saúde.

No dia 18 de setembro, foi realizada a palestra “Segurança do Paciente Desde o Início”, com a palestrante Enfª Erika Braz, destinada aos colaboradores do hospital, no auditório do HMV. O encontro proporcionou um espaço de aprendizado e reflexão sobre protocolos e medidas essenciais para a segurança assistencial. Além disso, foram exibidos relatos de mães que tiveram seus filhos internados na UTI Pediátrica da unidade e que reforçaram a qualidade da assistência obtida no HMV.

Já no dia 19, a ação “Aprendendo e Brincando Todos pela Segurança do Paciente” levou informação de forma lúdica e participativa aos pacientes e acompanhantes da clínica pediátrica, no hall do 1º andar e na também na UTI pediátrica. Por meio da pintura de quadrinhos educativos os pequenos foram instruídos sobre as metas de segurança do paciente. Já as mães receberam folhetos com orientações.

Para a enfermeira da Qualidade, Jordanna Batista, atividades como essas têm um papel fundamental na cultura de segurança dentro do hospital. “O Dia Mundial da Segurança do Paciente nos convida a refletir sobre nossas práticas e a envolver todos profissionais, pacientes e familiares, na missão de oferecer um cuidado mais seguro. É um momento de aprendizado, mas também de reforço do nosso compromisso diário com a qualidade e a segurança assistencial”, destacou.

As iniciativas reforçam o compromisso do Hospital Mestre Vitalino com a qualidade e a segurança no atendimento, engajando profissionais, pacientes e familiares na construção de um ambiente de saúde mais seguro para todos.