Notícias

HBA

OSS Hospital do Tricentenário fortalece cultura de privacidade com treinamentos em unidades de saúde

A OSS Hospital do Tricentenário realizou, nas últimas semanas, uma série de treinamentos voltados às políticas do Programa de Privacidade da instituição. As capacitações aconteceram no Hospital do Tricentenário, na UPA Ibura e no Hospital Brites de Albuquerque, reunindo colaboradores em momentos de conscientização sobre proteção de dados e segurança da informação. As formações foram conduzidas pela Encarregada de Dados (DPO), Camila Andrade, e durante os encontros, foram abordadas boas práticas relacionadas ao tratamento de dados pessoais, reforçando a importância da confidencialidade, da ética e da responsabilidade no manuseio de informações de pacientes, colaboradores e parceiros. A iniciativa faz parte das ações institucionais voltadas ao fortalecimento da cultura de privacidade nas unidades administradas pela OSS Hospital do Tricentenário, promovendo maior alinhamento com as diretrizes de segurança da informação e com os princípios de transparência e proteção de dados. Para a instituição, o investimento em capacitação contínua é essencial para garantir um ambiente cada vez mais seguro, ético e comprometido com a qualidade da assistência e a confiança da população atendida.

Leia mais »

Governo de Pernambuco amplia assistência pediátrica com abertura de 10 leitos de UTI para SRAG em Olinda

O Governo do Estado de Pernambuco amplia nesta quinta-feira (02/04), a assistência pediátrica na rede estadual de saúde com a abertura de 10 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Brites de Albuquerque (HBA), em Olinda. A medida integra o plano estratégico de enfrentamento ao período de sazonalidade das doenças respiratórias, que historicamente eleva a demanda por atendimentos de maior complexidade. Os novos leitos são destinados exclusivamente ao atendimento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em pacientes pediátricos. Com investimento mensal de aproximadamente R$ 480.000,00 previsto para um período inicial de quatro meses, a ação reforça a capacidade de resposta do sistema de saúde estadual, garantindo atendimento qualificado e oportuno às crianças que necessitam de cuidados intensivos. Os leitos atenderão pacientes com faixa etária a partir de 3 meses de vida (ou 5 kg) até 13 anos, 11 meses e 29 dias, ampliando o suporte especializado em um momento que costuma ser crítico para a saúde pública. A ampliação temporária dos leitos integra o conjunto de ações adotadas pelo Governo de Pernambuco para mitigar os impactos das síndromes respiratórias, assegurando assistência adequada e reduzindo riscos de agravamento dos quadros clínicos na população infantil.

Leia mais »

ReuniRH 2025 reúne gestores e profissionais para dois dias de qualificação em Garanhuns

A Organização Social em Saúde Hospital do Tricentenário (OSS HTri) e o Núcleo de Gestão Compartilhada (NGC) realizaram, nos dias 11 e 12 de novembro, o ReuniRH 2025, encontro anual que promove integração, capacitação e alinhamento estratégico entre líderes e equipes de Recursos Humanos, Departamento Pessoal, Medicina do Trabalho e Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho das unidades geridas pela organização.  O evento ocorreu no SESC Garanhuns e reuniu participantes de todas as unidades administradas pela OSS. A programação foi dividida em dois dias de atividades intensas, mesclando momentos formativos, debates e oficinas práticas voltadas ao fortalecimento e integração das práticas e rotinas de gestão de pessoas. No dia 11 de novembro, os participantes foram recepcionados com o credenciamento e almoço, seguido da abertura oficial no auditório. A tarde foi marcada pela palestra sobre Acreditação, abordando boas práticas, qualidade assistencial e padrões de segurança. Em seguida, ocorreram oficinas temáticas em salas específicas e, ao fim da tarde, o público retornou ao auditório para o encerramento das atividades. No dia 12 de novembro, as atividades foram retomadas logo cedo, com café da manhã e nova reunião no auditório central. As oficinas continuaram, seguidas de duas palestras: NR1 & Compliance, com foco nas regulamentações atuais, e uma Palestra Motivacional, destinada a inspirar lideranças e equipes no planejamento para 2025. A manhã também incluiu a apresentação dos Destaques 2025, reconhecendo iniciativas, equipes e profissionais que têm contribuído para o fortalecimento dos processos institucionais. Por volta das 13h ocorreu o encerramento oficial, seguido de almoço e retorno dos participantes às suas unidades. O ReuniRH 2025 consolidou-se mais uma vez como um espaço estratégico para troca de experiências, qualificação das equipes e alinhamento institucional, reforçando o compromisso do Hospital do Tricentenário e do NGC com a gestão humanizada, o desenvolvimento profissional e a excelência nos serviços prestados à população.

Leia mais »